Saiba como está o mercado de fusões e aquisições no momento e quais são as expectativas para o ano de 2021.
Como já tratamos em nosso artigo, o processo de fusões e aquisições está além de apenas uma empresa sendo comprada ou vendida. São diversas etapas e processos a serem feitos para que se entenda a exata posição em relação aos processos, quais são os desafios a serem enfrentados e como o mercado está funcionando.
Anteriormente, a turbulência política e o agravamento da pandemia contribuíram para que os investidores estrangeiros evitassem o mercado de ações brasileiro. Com a fase de vacinação finalmente chegando no país, e seu ritmo estando em constante aceleração, as empresas voltaram suas atenções para o Brasil.
>> Leia também: LGPD: principais recomendações
Fusões e Aquisições: o mercado em recuperação
No primeiro semestre de 2021, o volume de processos de fusões e aquisições cresceu oito vezes em relação à mesma época em 2020. Os setores como o varejo, que foram duramente atingidos pela pandemia, agora estão entre os negócios mais ativos.
Com a recuperação do Brasil e o aumento do consumo, a perspectiva econômica está cada vez mais otimista. As expectativas dos banqueiros são de que as atividades de fusões e aquisições continuem aquecidas nesse segundo semestre, com ainda mais destaque do varejo.
As empresas brasileiras
Com o mercado de fusões e aquisições em crescimento, recomenda-se que empresas usem os recursos do caixa para investir no ganho de escala e maior presença no digital. Atraindo, assim, os concorrentes com grandes ofertas de fusão ou aquisição.
>> Saiba Como atrair investidores segundo os maiores fundos de investimento do país
As empresas brasileiras já estão fechando excelentes negócios de fusões e aquisições, como exemplo de aquisição temos a compra da Hering pelo Grupo Soma e como fusão temos a união de Hapvida e NotreDame Intermédica.
Porém, a maior oferta de ações brasileiras ocorreu dia 30 de junho: a Petrobras vendeu a participação na distribuidora de combustíveis BR Distribuidora por 11,36 bilhões de reais.
Fusões e Aquisições é com a Value
O mercado já projeta um recorde histórico de operações para 2021. Será que chegou o momento da sua empresa abrir para o capital externo? A partir de uma assessoria financeira especializada, as empresas que possuem interesse em expandir seus negócios recorrem à fusões e aquisições.
Conte com a Value para analisar investidores e proporcionar as melhores opções para você. Com nossos parceiros de Fundos como Private Equity, Venture Capital e Fomento Paraná, disponibilizamos negociações exclusivas para nossos clientes, fomentando a melhor carteira para cada tipo de negócio.